BookMarks e Navigator: Adicione dois excelentes recursos na sua IDE!

A nova versão do RAD Studio RIO 10.3.1 veio com dois excelentes recursos os componentes: BookMarks e Navigator que vão tornar sua IDE melhor.

Os novos recursos, foram liberados gratuitamente no
GetIt Package Manager, na ultima atualização do produto RAD Studio dia 14/02 e irão facilitar a navegação e manutenção do seu código fonte;

Os novos plugins vão:

Melhorar a funcionalidades, já existentes na IDE e deixa- mais suave, mais intuitiva e mais moderna e;

Adicionar funcionalidade ausente que outras IDEs possuem.

Primeiramente vamos instalar os componentes usando o GetIt Package Manager

Instalando o Bookmark

  • Incie o Rad Studio.
  • Feche qualquer projeto que esteja aberto.
  • Vá ao menu: Tools/ GetIt Package Manager
  • Procure o pacote Bookmark,
  • Selecione o pacote.
  • Clique em instalar.
  • Após o processo de instalação ser finalizado, reinicie a IDE

Instalando o Navigator

  • Incie o Rad Studio.
  • Feche qualquer projeto que esteja aberto.
  • Vá ao menu: Tools/ GetIt Package Manager
  • Procure o pacote Navigator ,
  • Selecione o pacote
  • Clique em instalar.
  • Após o processo de instalação ser finalizado, reinicie a IDE.

Conhecendo o BookMark

O Bookmarks substitui completamente a funcionalidade de marcadores internos do IDE. O plug-in fornece atalhos para adicionar, mover e excluir marcadores; pintar no editor de código para indicar a localização dos marcadores; e inclui uma janela encaixada para mostrar marcadores no arquivo atual ou em todos os arquivos abertos. 

Inserindo um novo marcador:

Para adicionar um marcador, pressione Ctrl + B . Um marcador será adicionado automaticamente na linha atual. Você verá uma pequena animação visual indicando a localização do novo marcador. Um número será escolhido automaticamente, se houver um disponível. Se você tiver mais de dez marcadores já definidos no arquivo, não haverá mais chaves numéricas, mas o marcador ainda poderá ser acessado por meio dos atalhos de navegação e da janela ancorada. Se você realmente quiser definir um número de marcador específico, poderá fazê-lo via Ctrl + Shift + [0-9] .

Não há limite no número de marcadores que você pode definir em um arquivo.

Ir para marcadores

Para ir para o marcador que você acabou de definir, pressione Ctrl + [0-9]  ou clique duas vezes nele na janela Bookmarks acoplável.

DICA:

Para alternar entre todos os marcadores no arquivo atual, pressione Ctrl + Alt + Seta para a direita ou Ctrl + Alt + Seta para a esquerda . Isso leva você ao marcador seguinte ou anterior no arquivo, classificado por número de linha.

A janela encaixável também mostra marcadores definidos em outros arquivos, não apenas aquele mostrado atualmente no editor de código (procure na guia Abrir arquivos para ver todos os marcadores ou na guia Arquivo atual para apenas os marcadores no arquivo na edição atual / ativa janela.) Clicar duas vezes em qualquer marcador navegará para ele e alternará o arquivo, se necessário.

Removendo marcadores

Para remover um marcador, verifique se o cursor está na linha onde ha um marcador definido, então, pressione Ctrl + B.


Conhecendo o Navigator

O Navigator permite que você se mova rapidamente entre métodos, classes, tipos ou seções de unidades ou itens de qualquer tipo, sem atrapalhar seu fluxo de trabalho e sem sair do teclado.

Navegando entre códigos:

Pressione Ctrl + G (G para ir) e o Navigator mostrará uma janela com tudo na sua unidade atual. Comece a digitar e os resultados são imediatamente filtrados. Pressione Enter e o navigator o levara onde você precisa.

Minimap: uma miniatura do seu código.

navegador-minimap

O Navigator inclui um minimap: literalmente, uma versão em miniatura do seu código. A unidade inteira é mostrada em uma barra estreita no lado direito do editor de código, ao lado da barra de rolagem. Você pode ver a parte visível no momento, e clicar ou arrastar para rolar: esta é uma barra de rolagem como um editor de código deve ser. A visualização é totalmente realçada por sintaxe para Delphi e C ++. 

Passe o mouse e uma dica de visualização aparecerá mostrando o código sob o cursor do mouse. Clique / arraste para rolar ou clique duas vezes para mover o cursor do editor diretamente para a linha específica. Há mais: quando você pesquisa na janela Ir para, as linhas correspondentes e o item atualmente selecionado são destacados no minimapa também.

Dica!

O Navigator é configurável. Não quer o minimapa? Desligue isso. Apenas interessado em métodos de classe, não propriedades? Ligue apenas aqueles. Quer um mapa maior / menor quando você alterna entre seu laptop e sua mesa? Altere seu tamanho.

Abraços e até a próxima dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: